Temas para Educadores

Tania Queiroz,  expõe com objetividade,  como contornar os conflitos, as turbulências das crianças e jovens na sala de aula, garantindo um ensino de qualidade!

Educar, tarefa imensa, é sempre uma lição de amor. No constante questionamento sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo contemporâneo, refletir, desvelar a realidade é inevitável, buscar soluções é imprescindível.

A tecnologia disponível nos dias de hoje invade a vida de todas as pessoas, e uma enxurrada de informações e alcança crianças e jovens sem o devido filtro, sem explicações que as contextualizem, e muitas vezes até sem o conhecimento dos pais.

 

Como lidar com os alunos em sala de aula em meio a tudo isso?

O que os  educadores podem fazer para resolver todas essas novas questões em um mundo em ritmo acelerado de transformação e garantir qualidade de ensino?

Como ensinar crianças e jovens cada dia mais desinteressados e que estão sob a influência das mídias, da TV, do computador, da internet e dos jogos eletrônicos ?

 

Palestra:

Educar, uma lição de amor -

Como educar as crianças e os jovens nessa revolução digital, em um mundo sem valores?

  Ao assistir essa palestra os pais e educadores terão subsídios para:

 

  • Compreender como funciona atualmente o cérebro acelerado e com fuga de idéias das crianças e dos  jovens;

  • Garantir a disciplina na sala de aula;

  • Estabelecer limites na medida certa, ou seja, disciplinar sem ferir, aumentando o desempenho escolar;

  • Proteger os filhos e/ou alunos da exposição na internet;

  • Enfrentar os efeitos dos meios de comunicação;

  • Educar a emoção das crianças e jovens;

  • Conhecer mais sobre as inteligências múltiplas;

  • Ajudar crianças e adolescentes a lidarem com o medo, a dor e as perdas;

  •  Aumentar a autoestima dos filhos e/ou alunos;

  • Evitar danos psicológicos na separação dos pais e a perda pelo interesse nos estudos;

  • Diminuir o estresse e a depressão infantis e juvenis;

  • Falar de sexo da maneira adequada;

  • Evitar os efeitos nocivos da erotização precoce;

  • Prevenir o uso de drogas;

  • Criar adultos autônomos e preparados para a vida.

Palestra:

Como transformar sua sala de aula em uma equipe vencedora?

Motivar é conduzir os alunos a maximizarem o seu potencial na busca de melhores resultados de aprendizagem,  permitindo a todos a responsabilidade pelo sucesso. Essa palestra pretende oferecer subisídos teóricos e práticos para maximizar a liderança motivacional daqueles que atuam no universo educacional com crianças e jovens, com uma reflexão dinâmica, inovadora e ousada, aumentando o comprometimento com o sucesso pelo processo de ensino, alinhado com a missão da escola, de forma a aumentar a performance, com o desenvolvimento da metacompetência e excelência de todos os atores do universo escolar.

Essa palestra pretende fornecer subsídios teóricos e práticos para auxiliarem os educadores no processo de ensino dos seus alunos, permitindo que eles melhorem o seu comportamento e ampliem o seu desempenho  e mais,  criem hábitos de estudo.

 

Sabemos que muitos professores, apesar do seu esforço, não conseguem convencer essa geração sobre a importância do ato de estudar e muitos alunos, não conseguem obter o sucesso escolar que estaria ao seu alcance. 

 

Sabemos que muitos  alunos sofrem por falta do diagnóstico adequado,  pois apresentam  reduzida capacidade de memória  e por isso muitas vezes são rotulados erradamente de “burros”, “lerdos”, “relaxados”, desinteressados”, quando  na verdade possuem faculdades intelectuais perfeitas, mas têm o seu sistema de armazenamento de informação com problemas.

 

Nessa palestra vamos entender um pouco mais sobre  como os professores podem ajudar na vida escolar de seus alunos com a pratica da mais moderna concepção de psicologia, a "Psicologia Positiva" de Martin Seligman  e melhorar a disciplina na sala de aula,  bem como os tipos de memória que as crianças e jovens tem e os seus principais problemas.

Palestra:

Como contornar a indisciplina na sala de aula com a "Psicologia Positiva" e o estudo da memória das crianças e jovens?

Essa palestra pretende instrumentalizar os educadores para que os  mesmos possam desenvolver uma proposta de construção de conhecimentos a partir da rotina, administrando o tempo, o espaço, embasados nas concepções educativas interdisciplinares, transversais e transdisciplinares, o que constitui  ser uma reconstrução de paradigmas para a transformação entre quem ensina e quem aprende na educação infantil e Séries Iniciais.

Pretende fomentar atitudes de reconstrução contínua, inovadoras, significativas com fundamentos sólidos, capazes de unirem teoria e prática estruturadas pelos princípios pedagógicos do educar, do brincar e do cuidar, do diagnóstico dos níveis psicogenéticos, da  contextualização, da identidade, da diversidade e da autonomia, promovendo uma formação capaz de desenvolver inúmeros projetos, competências cognitivas e afetivas.

 

Curso: A formação do professor da Educação Infantil e Séries Iniciais: Rotina, tempo, espaço e concepções educativas

O curso pretende discutir  com os educadores a necessidade de  revisarem o processo de avaliação, da necessidade  de se  desistir da prova escolar clássica como paradigma avaliatório e renunciar à organização de um “exame de com­petências” , colocando-se todos os “concorrentes” na mesma linha de largada. O curso oferece subisidios teóricos e práticos para a construção de avaliações diagnósticas por  habilidades e competências de acordo com o ENEM.

Curso: A AVALIAÇÃO NOSSA DE CADA DIA

Como avaliar habilidades e competências de acordo com o ENEM no cotidiano escolar?

INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE E TRANSDICISPLINARIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO COTIDIANO ESCOLAR

Essa palestra pretende instrumentalizar os educadores para que os  mesmos possam desenvolver uma proposta de construção de conhecimentos a partir da interdisciplinaridade, da transversalidade e da transdisciplinaridade, que constitui ser uma reconstrução de paradigmas pra a transformação entre quem ensina e quem aprende.  

 

Pretende fomentar atitudes de reconstrução contínua, inovadoras, significativas com fundamentos sólidos, capazes de unirem teoria e prática estruturadas pelos princípios pedagógicos da contextualização, da identidade, da diversidade e da autonomia.

 

Oferecemos subsidios teóricos e praticos para uma formação capaz de desenvolver inúmeras competências cognitivas e afetivas, como a Competência Ética, Estética e Epistemológica, a Competência na absorção da informação, a Competência na transmissão da informação, a Competência no acesso à informação, a competência na análise da informação, a competência na compreensão, no relacionamento interpessoal e intrapessoal,   e inúmeras habilidades como a habilidade de solucionar problemas, de tomar decisões, entre outras,  permitindo a  construção de  um pensamento de experiências vividas, alicerçadas na construção da Cidadania Plena e Irrestrita, diante da sociedade em que está inserido.